Dicas de Estudos
- Daniele Silva
- 1 de out. de 2016
- 4 min de leitura
Olá, pessoal!
Hoje estamos aqui para falar de um assunto que interessa muita gente que são as dicas de estudo. Nada pior do que ir mal naquela matéria que gostaríamos de aprender, do que precisar tirar 10 ou uma nota muito boa na última prova do semestre para conseguir ser aprovado naquela matéria, ou mesmo, pegar alguma DP simplesmente por besteira, falta de dedicação e falta de organização.
Muitas vezes, por falta de planejamento, há pessoas que começam a se perguntar se escolheram a área certa da faculdade para seguir e o problema pode nem ser uma escolha errada, mas sim a falta de organização nos estudos que não está deixando a pessoa aprender, encontrar foco, motivação e interesse.
Por todos esses motivamos, resolvemos escrever esse post para que a sua vida se torne mais simples, para que você não tenha mais que se matar nas últimas avaliações ficando sem dormir, sem lazer, se tornando uma pessoa estressada e sem motivação nenhuma. Então vamos lá!

Dica 1: Preste atenção nas aulas o máximo possível
Parece bobagem falar isso, mas muita gente fica "voando" enquanto o professor está passando o conteúdo. Por mais que a matéria não seja tão legal ou que você não vá muito com a cara de quem está ensinando, uma coisa é fato, a prova irá chegar e você precisa estar preparado (a). Pensa comigo, o que é melhor, você se esforçar um pouco para manter o foco na aula, entender a matéria e consequentemente precisar estudar menos depois ou ficar se matando dois dias antes da prova porque não sabe nada e tem que correr atrás de todo o conteúdo? Acho que ninguém gosta da segunda opção, portanto, concentração na explicação.
Um ponto importante dessa dica é que você escolheu seguir essa área, portanto precisa ter conhecimento dela, não é só uma questão de notas. Cuide da sua carreira desde já!
Dica 2 : Anote observações que o professor faz que não foram anotadas na lousa
Diversas vezes essa observação é aquela que você precisa para resolver um exercício na prova.
Dica 3: Estude os livros que os professores indicam
Os exercícios e as explicações que eles vão passar, são baseados nesses livros. Neles você encontrará a teoria completa caso ainda tenha dúvidas ou queira se aprofundar no assunto. Muitos exercícios de avaliações são tirados dessas fontes indicadas, portanto, pratique.
Dica 4: Estude o que der no dia que foi dado
Não deixe para estudar o conteúdo passado em aula hoje depois de 1, 2, 4 semanas. Você com certeza irá esquecer muitos pontos importantes e isso prejudicará seu aprendizado, já que se sentirá perdido (a) e com inúmeras outras matérias atrasadas para estudar também. Já viu a bola de neve, né?! Então aproveite que o conteúdo está fresquinho na sua mente, que você vai absorver e fixar melhor, já tire suas dúvidas com o professor e bora chutar a preguiça para longe!
Dica 5: Descanse

Não há cérebro e memória que fique boa sem descanso. Quando estamos cansados não conseguimos absorver quase nada, é um tempo precioso jogado fora, afinal se for para ficar 20 minutos tentando ler a página do livro enquanto seus olhos fecham a cada segundo e você perde o parágrafo é melhor dar uma cochilada de 30 minutos e depois voltar à estudar renovado (a), assim é certeza que você fará aproveitamento do que precisa. Além disso, durma às 8h que o seu corpo pede, se não puder essas 8h completas, durma a maior quantidade de horas que for possível para você dentro desse tempo.
Dica 6: Cuide da sua alimentação e se exercite
Antes de estudar ou de assistir à aula, evite alimentos como doces e massas que dão sono e moleza. Procure alimentos que te darão energia e te farão sentir disposto (a). Praticar exercícios físicos, além de ajudar a cuidar da saúde, espanta a indisposição, a fadiga e a preguiça.
Dica 7: Faça Listas
Anote tudo o que precisa fazer, todos os conteúdos que precisa estudar, livros que precisa ler, assim você não se perde e não perde a noção do tempo achando que tem pouca coisa para fazer. Com tudo anotado você irá saber o quanto pode ou não perder tempo fazendo outras coisas que podem ser feitas mais para frente.
Dica 8: Estude menos horas mas faça um estudo de qualidade
Quando você se organizar, não irá mais precisar ficar horas estudando as matérias que deixou para depois. Se estudar um pouco sempre, quando chegar perto da prova você só irá precisar dar uma revisada, já que o conteúdo ainda estará fresco na sua mente. Estude 1h com total foco, mas não estude 3, olhando para o teto, mexendo no celular, girando a cadeira. E muito importante, faça pausas curtas para descansar a mente entre um estudo e outro. Eu, por exemplo, sigo a Técnica Pomodoro, a cada 25 min, dou uma pausa de 5 min, nesse meio tempo, vou ao banheiro, bebo água, me alongo e volto para os 25 min e 5 de intervalo, depois de 4 períodos de 25 min, dá-se um intervalo de 30 min e volta tudo de novo caso ainda vá continuar alguma tarefa. Parece que não, mas me ajuda muito, consigo fazer render bem mais do que quando não seguia método nenhum.
Dica 9: Aproveite bem o seu tempo
Se você trabalha, faz estágio ou qualquer outra coisa que consuma bastante horas do seu dia além dos estudos, aproveite todo o tempo disponível na faculdade quando há janela ou quando o professor falta, assim você terá menos coisas para estudar em casa e nos fins de semana.

Dica 10: Reserve um momento para você
Relaxar também é importante. Reserve um dia para descansar a sua mente, para fazer o que gosta, curtir com a família, com os amigos, com a parceiro (a), para que você não se sinta saturado (a) de apenas estudar. Se não puder reservar um dia, que seja meio dia, mas não deixe de tirar esse tempo para você.
Comments