O Tecnólogo da Área de Planejamento
- Daniele Silva
- 2 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
Olá, pessoal!
Hoje daremos sequência à nossa série de entrevistas com os profissionais da construção civil. E se você ainda não conferiu a nossa primeira matéria com o engenheiro calculista Nagib Miziara Filho, dá uma conferida aqui no blog porque está imperdível!
A nossa segunda entrevistada é a tecnóloga em Construção Civil Elizabeth Cardoso, professora de Planejamento de Construção Civil na FATEC SP, onde se formou 1977. Além disso, fez mestrado na USP em Engenharia de Produção e atuou até 1990 em empresas de consultoria nas áreas de orçamento e planejamento.

(Imagem feita por Daniele Silva)
1. O que faz o tecnólogo da área de planejamento?
"Esse tecnólogo faz gerenciamento e o planejamento da execução de construção de edifícios (obra). Ele calcula e administra os prazos da obra e dimensiona as equipes de trabalho. Ele orienta , fiscaliza e acompanha as atividades e as equipes no canteiro de obras. Pode fazer o controle técnico dos materiais e dos processos empregados."
2. O que te levou a escolher essa segmentação?
"Durante a faculdade estagiei na área de orçamento de obras, o que me deu uma boa base para formação de equipes de trabalho, além de consumo de materiais e preços. Ao sair da faculdade trabalhei, ainda por um tempo em orçamento e depois na área de compatibilização de projetos, o que me deu uma visão geral da obra e a interferência de um serviço sobre outro. Interessei-me pelo planejamento da sequência das atividades e os respectivos projetos e quando ia às obras sempre me atentava para esse aspecto."
3. O que acha mais interessante dentro desse campo?
"A visão geral que tem sobre a obra."
4. Na sua opinião, qual é a maior dificuldade?
"Fazer as construtoras terem como hábito o planejamento e o devido acompanhamento da obra, entendendo que isso pode lhes trazer maior produtividade e menor custo com maior beneficio financeiro."
5. Como é o mercado de trabalho para esse profissional?
"Hoje, embora ainda com alguma relutância, as empresas mais estáveis no mercado já perceberam quanto o planejamento e o acompanhamento desse planejamento é importante para a estabilidade financeira das empresas. Houve uma evolução no desenvolvimento de softwares que tratam desse assunto, devido à atenção dada ao planejamento. O mercado de trabalho está em crescimento para o tecnólogo atuante na área de planejamento. É promissor!"
Comments