O Engenheiro Civil Analista de Empreendimentos Públicos
- Daniele Silva
- 10 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Olá pessoal!
Estamos aqui novamente com a 3ª entrevista com profissionais da construção civil. Se você ainda não conferiu as duas anteriores, não deixe de dar uma olhadinha no blog, tenho certeza que você não vai querer perder! ;)
O entrevistado de hoje é o Engenheiro Civil Ailton Dias dos Santos. Durante a sua trajetória Ailton fez o curso de Técnico em Edificações em 1991, depois se formou em Tecnólogo em Construção Civil na modalidade Edifícios em 1995. Mais tarde, em 2009, concluiu a faculdade de Engenharia Civil e em 2003 se tornou Mestre em Engenharia de Construção Civil.
1. O que faz o profissional da sua área?
"Atualmente trabalho como engenheiro da Caixa Econômica Federal. Meu trabalho consiste em analisar a viabilidade técnica ambiental de empreendimentos públicos nas áreas de habitação, transporte e saneamento."
2. O que te levou a escolher essa segmentação?
"Ao longo da minha carreira trabalhei muito com empreendimentos na área de saneamento no âmbito do governo estadual. Em um momento de retração desse setor, resolvi buscar atuação no governo federal. Mediante concursos públicos, acabei encontrando na Caixa Econômica Federal a melhor oportunidade."
3. O que acha mais interessante dentro desse campo?
"O que mais me atrai nessa segmentação é a possibilidade de contribuir efetivamente para que empreendimentos públicos saiam do papel e sirvam à população. Além da análise de viabilidade, há o acompanhamento das obras e o contínuo trabalho de aprimorar cada etapa de sua execução."
4. Na sua opinião, qual é a maior dificuldade?
"A maior dificuldade reside em trabalhar com diferentes participantes da sociedade: governos federal, estadual e municipal, órgãos ambientais, construtoras, projetistas, órgãos de controle financeiro, etc. É complexo concatenar os diferentes focos de cada participante, mas paradoxalmente é a parte mais rica em termos de conhecimento e de garantia de um bom empreendimento."
5. Como é o mercado para esse profissional?
"Como disse antes, o acesso a este tipo de trabalho depende da existência de concurso público, porém há diferentes órgãos públicos envolvidos em obras para a população em diversos setores. É necessário estar preparado, pois tais concursos dificilmente acolhem estudantes de última hora. O estudo continuado ao longo da vida na graduação e depois dela, bem como as experiências profissionais são a melhor preparação."
Comentários